quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Trabalhadores de SUAPE recusam Proposta do Sintepav PE e Patrões




Mais uma vez os trabalhadores de Suape dizem não a proposta do Sintepav PE e Patrões.

         Após reunião ontem à tarde ( 16/8 ) com o Sindicato patronal o SINICON, os representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada – Sintepav – PE, chegaram com uma proposta que desagradou a maioria dos trabalhadores. O acordo fechado entre o Sintepav e os patrões e sem a participação e consulta dos trabalhadores, previa o abono de 70% dos dias parados, dois dias serão compensados no próximo sábado, com oito horas de trabalho e as 32 horas restantes serão descontadas na rescisão para os operários que forem demitidos até 31 de dezembro deste ano.
         Além de não contemplar a categoria que mais uma vez dizem não, a proposta dos Patrões, os operários contestam a forma como esta sendo conduzido todo o processo, onde eles não são consultados, pois não existe assembléia para debater as propostas relacionadas e muito menos para sugerir novas propostas como é comum acontecer em qualquer assembléia de qualquer categoria. Os trabalhadores ficam sabendo dos acordos através de panfletos mal redigidos e entregues por pessoas pagas e estranhas a categoria e com a presença de viaturas de polícia, como se fossem marginais.

Operários só Querem Respeito e Dignidade para Trabalhar

                                     
         Diante de tanta falta de compromisso e omissão, promovido pela diretoria do sindicato e pelos patrões, os trabalhadores sofrem, pois não conseguem ter uma campanha salarial decente e são obrigados a cruzar os braços e lutar por seus direitos e assim mesmo são acusados pelos “representantes” do sindicato que deveriam os defender contra tudo e contra todos, de marginais. Esquecem a pauta de reivindicação dos trabalhadores, para passar a atender a vontade dos patrões e chegam ao ponto de defender que os operários trabalhem alguns dias,  desconto de parte dos dias trabalhados, além de desconto no ato da rescisão, uma vergonha sem tamanho. 
         Tudo isso junto com a ameaça constante das demissões em massa, que vem tirando o sono dos milhares de trabalhadores que contribuem diretamente no crescimento de nosso estado e influenciam a nossa economia, pois a construção civil e pesada estão entre os principais ramos que alavancam o estado de Pernambuco.  
          Esperamos portanto, que esses verdadeiros heróis, capazes de transformar locais desertos e áreas onde antes eram canaviais, em progresso para o nosso estado e riquezas para o nosso país, não sejam esquecidos em mais uma rodada de negociação que mais parecem um balcão de negócios e de toma lá, dá cá.
          Talvez a saída seja mais uma vez, convocar os representantes da Federação dos Trabalhadores da Construção Pesada – FENATRACOP, para participar das rodadas de negociação, como ocorreu no início do ano passado, logo após a Diretoria do Sintepav PE, ter perdido o controle da assembléia no portão 2 da Refinaria Abreu e Lima e disparado vários tiros contra os trabalhadores, ferindo o operário Tiago Ramos no rosto.
           Foi o momento onde a categoria recebeu o melhor reajuste de sua história, dobrou o valor da cesta básica de R$ 80 para R$ 160 e 100% aos sábados e 11% na data base. Cabe agora, aos responsáveis do Ministério do trabalho e Ministério Público do Trabalho se posicionar a respeito do assunto, pois não devemos esperar que centenas de trabalhadores percam seus empregos ou mesmo se machuquem, ou até mesmo algo mais sério nos enfrentamentos promovidos dentro das obras com a polícia.    

           O Momento é de Reflexão e de Decisões Acertadas!

2 comentários:

  1. foi bem dito bem colocado sao colaboradores pais de familia que tao em busca de um futuro um objetivo uma meta o sindicato tem que ter mais conhecimento entendimento comumunicao com os colaboradores para chegar num bom senso entre as categorias onde as revidicacoes que foram pedidos que ater agora eles so mostraram pro lado do patrao os colaboradores ficam divididos e si quer entendidos pelo sindicato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. companheiro este pessoal da fenatracop que se vendeu na greve da conest que mandou descontar 15 dias na assembleia eles disseram que o pessoal podia entra que os dia não seria descontado e foi tudo mentira. piãi tem que se fude mesmo esquece rapido das coisas e este pessoal da conlutas e mlp resolveu porra nenhuma so sabem colocar fogo e depois o prejuizo e do pião voçes pregam ilusão pra essa piaozada que não tem esperiencia mas amin vcs não enganam vcs nem tem emprego vão arrumar uma troxa de roupa pra lavar seus vagabundos

      Excluir