domingo, 3 de junho de 2012

São Lourenço ( PE ), Cidade da Copa e do Abandono

                               SÃO LOURENÇO, CIDADE DA COPA E DO ABANDONO

        Sem dúvida alguma, São Lourenço da Mata esta vivendo o melhor momento econômico em sua história, hoje o município é palco de grandes investimentos, tanto no comercio quanto na indústria em particular da construção civil e pesada.  São grandes obras como: duplicação da BR408,  Arena e cidade da Copa, que vão ser construídos para receber a Copa das Confederações e do mundo de 2014, além do setor imobiliário que nunca faturou tanto em nosso Município. Para tudo isso sair do papel milhares de operários e operárias de nossa cidade e de outros estados trabalham debaixo de sol e chuva, gerando riquezas e ajudando no desenvolvimento e progresso do estado e do país.

        Porém, existe uma pergunta que os cidadão são-lourencense gostariam de fazer para os governantes de nosso município e do estado: "Porque uma cidade que é divulgada diariamente pelos meios de comunicação em nível local, estadual e nacional, por receber investimentos das impreiteras e empresas e também milhões por parte do Governo Federal, não realizam melhorias significativas para a classe trabalhadora e povo de nossa cidade?

                          CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA QUEM?

         Essa pergunta é fácil de responder, não existe nenhum compromisso político nem social para com as pessoas de nosso município e apesar de tanto "desenvolvimento", São lourenço ainda é indiscutivelmente considerada uma das cidades mais atrasadas da região metropolitana do Recife - RMR. Tudo isso fruto de uma política oportunista e individualista, em que duas famílias se revesam na prefeitura municipal e se utilizam das verbas orçamentárias em benefício próprio e não da imensa população, além de cooptar uma parte da "oposição" garantindo assim o seu revesamento e perpetuação no poder.

       Os problemas são vários, e mesmo sabendo que viriam grandes obras, não houve uma política de formação profissionalizante, não temos uma escola técnica, e os trabalhadores e jovens que não tem qualificação profissional acabam ficando desempregados. Existe também uma discriminação muito grande por parte das empreiteiras que estão instaladas em São Lourenço, que pagam a remuneração dos operários do município num valor  inferior aos de outros estados que desenvolvem obras do mesmo porte. E quando os trabalhadores resolvem se organizar para buscar soluções para seus problemas o Estado que era para garantir nossos direitos, reprime sem pudor as manifestações por melhoria de condição de trabalho e salário, a ponto de mandar a polícia bater e humilhar pais de família, como vimos acontecer na última greve ocorrida na Arena PE, ou seja, derrama bilhões de Reais nas mãos das empreiteras sangue-sugas e esquece quem são os verdadeiros responsáveis pela riqueza e progresso do Estado, a classe operária.

                                                     

      Alguns programas como o  PAC (programa de aceleração do crescimento) principal projeto do ex presidente Lula e da atual Presidenta Dilma Rousseff, que uma das propostas seria a de sanear em 100% todos os municípios do Brasil, no Município de São Lourenço quase nada foi feito, deixando a população vulnerável na questão de saúde pública. A infra-estrutura da cidade esta bastante comprometida, todas as ruas da cidade estão esburacadas e cobertas de mato e lixo,com excessão da Av. Miguel Arraes, mais conhecida como "a passarela do imperador" pois é a rua da casa do prefeito.   Da mesma forma, falta investimentos na Educação, que anda de mal a pior, as escolas estão sucateadas, os professores são mal remunerados e ainda por cima existe um défice alto de educadores em nossa cidade, e como pode haver desenvolvimento de verdade, e pensamento no futuro, sem investir em Educação.

        Não podemos ficar de braços cruzados, e nem aceitar que quando uma voz se levanta para denunciar o descaso para com a população, os grupos ligados ao atraso logo ameaçam as pessoas sérias de nossa cidade, como aconteceu recentemente ao Herculano deSouza, comunicador da PHCN, verdadeira trincheira de denúncias dos problemas e desmando do nosso Município.

        Estamos em um ano eleitoral, onde vamos eleger o Prefeito e vereadores do município, e devemos lembrar da tradição histórica de luta de nosso povo, para elegermos pessoas que tenham um compromisso sério com anossa população, por isso devemos estudar as melhores propostas e realizar se possivel debates para tirar dúvidas, organizados pela própria comunidade, melhorando dessa forma as nossas possibilidades de decisão na hora do voto. 

        São Lourenço da Mata, já foi palco de várias mobilizações importantes a exemplo da contribuição na Revolução Pernambucana, por isso não vai silenciar diante dessas atrocidades, por que a luta corre nas veias de nosso povo. Vamos unir trabalhadores e trabalhadoras, desempregados, donas de casa e a juventude para se organizar, lutar e defender uma sociedade mais justa e igualitária, uma sociedade socialista, onde os meios de produção estarão nas nossas mãos e com isso teremos uma comunicação, transporte, saúde, segurança, habitação e educação a serviço do estado. E isso só será possivél, quando dermos nossa parcela de contribuição para derrubar esse falido sintema capitalista, origem do desemprego, corrupção e consequentemente desigualdade social que tanto afetam o nosso povo. 

        Por isso mesmo, a nossa libertação passa pelas nossas próprias mãos, seja nas eleições ou mesmo numa mudança mais radical como a substituição do sistema que não serve mais, para a construção de um novo modelo de sistema que sirva para a maioria ou seja, para o povo. 

ABAIXO O DESCASO, DESMANDO E ABANDONO EM SÃO LOURENÇO DA MATA!  
POR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALITARIA, UMA SOCIEDADE SOCIALISTA!

José Adalberto

Diretor do Movimento de Lutas Populares - MLP

Nenhum comentário:

Postar um comentário