quinta-feira, 19 de abril de 2012

19 de Abril, Homenagem ao Caçique Xicão


19 DE ABRIL

CAÇIQUE XICÃO, PRESENTE!

       

   Homenagem a todos os índios espalhados pelo Brasil, através dos companheiros da Tribo Xucuru, cerca de 8.000 Índios, espalhados pela Serra do Orurubá, no município de Pesqueira no agreste pernambucano, que sofrem com os constantes ataques a seu território e principalmente a seu povo, pelos Coronéis da Região. Através de seu líder o Francisco de Assis Araújo, conhecido como, Cacique Xicão que foi covardemente assassinado no ano de 1998, pelos posseiros e latifundiários da Região, comenta-se que ligados ao ex-presidente da República Marco Maciel ( no clip da música de Mundo Livre S/A, eles fazem a denuncia, de forma discreta ) .

Por essa razão, no dia dos indígenas brasileiros, outrora chamados Nativos, temos que render nossas homenagens a esses, seres humanos, que historicamente resistem aos ataques dos colonizadores à ganância do Capitalismo.  Por seus vários exemplos de bravura, coragem e dignidade servem de exemplo para todos nós.

 “REDUZIDOS SIM, VENCIDOS NUNCA”

Porque o dia do índio é comemorado nessa data, para entendermos devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

Porém, após alguns debates, reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário