sexta-feira, 20 de julho de 2012

Aniversário de Nelson Mandela

20 milhões cantam em homenagem a Mandela em seu aniversário

          Maior icone mundial pela paz e contra a discriminação e o preconceito em todas as suas formas, o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, completou 94 anos nesta 4ª feira (ontem). Desde 2010 a data é comemorada em todo o mundo como o Dia Internacional de Mandela, conforme instituiu oficialmente a ONU.

          Ao instituir o Dia Internacional de Mandela, a ONU recomendou que nesta data cada cidadão no mundo dedique 67 minutos a causas sociais - um minuto por ano que o líder sul-africano se dedicou a lutar pela igualdade racial. Destes 67 anos, 27 ele passou preso por determinação do regime dos brancos do apartheid (Partido Nacional, que governou o país de 1948 a 1994) pelo qual só os brancos governavam e tinham direitos.

           Na África do Sul, o Centro da Memória de Nelson Mandela contou pelo menos 80 eventos em comemoração ao aniversário do líder, dentre os quais a recuperação de escolas e a construção de casas até uma expedição ao Kilimanjaro, o monte mais alto da África.
                                         Milhões cantaram em homenagem ao líder

           O líder sul-africano passou o aniversário em companhia da família, na sua casa em Qunu, localidade onde viveu durante sua infância e para a qual se transferiu em maio pp. após breve internação em Johanesburgo para se submeter a uma cirurgia abdominal.

           Como parte das comorações na África do Sul foi entoada uma canção de aniversário a Madiba - nome do clã de Mandela em língua xhosa e como o próprio Mandela é carinhosamente chamado pelos sul-africanos - por um total de 20 milhões de pessoas em diversas localidades do país. Estudantes em suas escolas e empregados em seus ambientes de trabalho se somaram à iniciativa para desejar-lhe um feliz aniversário.

            Mandela foi o 1º presidente negro da África do Sul, após vencer as primeiras eleições multirraciais do país, em 1994, ano em que chegou ao fim o regime segregacionista do apartheid, imposto pela minoria branca sul-africana.

           Sua mensagem e atuação política de reconciliação e convivência pacífica entre as diferentes raças pautou a transição da Africa do Sul rumo à democracia e lhe valeu o Nobel da Paz em 1993, prêmio que conferido naquele ano a ele e ao presidente que lhe entregou o poder, Frederik Willem de Klerk. 
Image
Lula e Mandela

          Do Brasil, ex-presidente Lula saudou o aniversário de Mandela. Confira a mensagem publicada no site do Instituto Lula:


“Querido Presidente Mandela,

          Receba meus afetuosos cumprimentos neste dia em que você completa 94 anos. A sua luta mudou a África do Sul, lançou sementes fecundas da democracia por todo o continente africano e inspirou o mundo. A sua vida e o seu exemplo de perseverança, sabedoria e generosidade são um modelo para todos, inclusive para mim. Por isso, e pela nossa amizade, não poderia deixar passar essa data tão especial.

           Deixo aqui o meu desejo de que comemore muitos e muitos aniversários com saúde, e que possamos nos reencontrar em breve na África.
Um forte abraço,

Luiz Inácio Lula da Silva”
(foto: Ricardo Stuckert/Arquivo PR)

Fonte: Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário